Grilos

Criação de grilos

APRESENTAÇÃO
Os grilos são encontrados em diversas partes do mundo, e a criação em cativeiro é feita a mais de mil anos em países como a China e o Japão. A maneira como eram criados antigamente lembra e muito a forma como temos nossos pássaros hoje em dia: em nossas residências, colocados em gaiolas ricamente ornamentadas,e com o mais belo canto possível. Eram considerados amuletos de boa sorte, e por incrível que pareça: criavam-se “grilos-de- briga”, que disputavam torneios tão populares como as rinhas de galos-de-briga. Os adversários eram deixados por um longo período de jejum, e o prêmio do vencedor era poder devorar o oponente. Atualmente são criados em larga escala em vários países, para serem vendidos como alimento vivo em lojas de animais de estimação, como iscas para pescaria em pesque-pagues, e como iguaria culinária em restaurantes especializados. Pertencem a classe dos Insetos, ordem Orthoptera e família Grillidae. São onívoros, terrestres e noturnos.Grilos são insetos muito asseados, sendo fácil criá-los, mas alguns fatores devem ser considerados antes de dar inicio a uma criação:

Grilos fazem barulho
para minimizar esse problema, uma dica é reduzir o número de machos na caixa de criação (1 macho para 3 fêmeas).

Necessitam de atenção diária, para se verificar a existência de água limpa e comida.

Considere que algumas fugas serão inevitáveis! Os grilos têm um odor definido, mas se a colônia é bem manejada e mantida limpa, a maioria das pessoas não considera esse odor desagradável.

VALOR NUTRICIONAL
Grilos são um excelente alimento para nossas aves, ricos em proteínas, gorduras evitaminas. Porém, insetos em geral, apresentam em sua composição uma relação cálcio/fósforo inadequada. Uma relação adequada para aves seria de 1:1 à 2:1.
                       
                                            Grilo        Tenebrio comum        Tenebrio gigante

                       Umidade (%)
                                            69,07            62,44                   59,37
                        Gordura (%)
                                            6,01             12,72                   17,89
                        Proteína (%)
                                            21,32            20,27                  17,41
                           Fibras (%)
                                            3,2               1,73                      6,80
                           Cinzas (%)
                                            2,17             1,57                     1,20
                        Cálcio (ppm)
                                            345              133                      124
                      Fósforo (ppm)
                                           4238             3345                     2320
          Relação Cálcio/Fósforo
                                           0,08/1           0,04/1                  0,05/1


Estudos demonstraram que mesmo se elevando o nível de cálcio a 8% na dieta (nível máximo aceitável), não se resolveu o problema. Uma maneira utilizada por criadores de répteis para se contornar esse problema é “polvilhar” os insetos com uma fonte de cálcio imediatamente antes do fornecimento. Basta
colocá-los num recipiente fechado com o pó e agitar algumas vezes.

INSTALAÇÕES

Condições ambientais
 Grilos vivem melhor em ambientes limpos, ventilados, secos e quentes. Temperaturas mais altas aceleram o crescimento e reduzem a duração do ciclo do inseto,sendo a temperatura ideal encontrada no intervalo de 26 a 32ºC. Não suportam o frio, e uma queda brusca de temperatura pode matar muitos grilos. Em regiões de clima frio, uma lâmpada de 15W será suficiente para manter a temperatura da caixa por volta de 30ºC.


Tela para cobertura
 Tem como objetivo prevenir fugas e ataque de predadores, como aranhas e roedores. A melhor tela é feita de metal, de preferência de alumínio, com a malha adequada ao tamanho dos grilos que irá conter. Telas de nylon não devem ser utilizadas, pois podem ser cortadas facilmente.

Abrigos
 As bandejas para ovos feitas em papelão são muito úteis na caixa de criação. Elas poderão ser manipuladas mais facilmente se forem amarradas em conjuntos de 4 ou 5unidades, muito útil no momento da limpeza da colônia e na captura dos insetos. Com o tempo haverá um acumulo de detritos nas bandejas (sobras de alimentos, fezes e insetos mortos), momento em que devem ser substituídas. Vale lembrar o comentário feito em relação as sobras da cultura do Tenebrio molitor:trata-se de um excelente adubo para horta e o jardim, mas devemos utilizar proteção para apele, os olhos e o sistema respiratório quando manipulamos esse material.Uma caixa com cerca de 50cm de lado é suficiente para se manter 250 grilos adultos. Grilos adultos chegam a saltar 40cm de altura, e por isso as caixas devem ser altas.

Devemos lembrar que o aumento excessivo da população de insetos dentro da caixa de criação tende a reduzir o crescimento corporal dos indivíduos, e aumentar a ocorrência de canibalismo.

Modelos de caixas de criação
 As caixas mais utilizadas são de plástico ou vidro, por serem fáceis de limpar, visualizar, não absorverem umidade, serem leves, e principalmente, por dificultarem as fugas, já que os grilos adultos não conseguem escalar superfícies lisas.

ALIMENTAÇÃO
Alimentar os grilos com uma dieta adequada é fundamental para: garantir condições ótimas ao desenvolvimento dos insetos e sua procriação; fornecer ao animal um alimento vivo com alto valor nutricional e reduzir o índice de canibalismo dentro da cultura de insetos.

Ração
 Rações para peixes, aves, cães e gatos são as mais utilizadas, de preferência rações grosseiramente moídas.

Fonte de umidade
 Qualquer fruta, legume ou verdura pode ser usada, desde que de boa qualidade e isenta de agrotóxicos.O importante é que criador conheça o consumo diário de vegetais em sua colônia e forneça uma quantidade para que haja o mínimo possível de sobras, e essas deverão ser retiradas diariamente.

Ciclo de vida
 São insetos de metamorfose incompleta (ovo–ninfa-adulto), ou seja, não possuem o estágio de pupa. Os
ovos medem cerca de 2mm, têm formato de bastões, são amarelados e razoavelmente translúcidos, podendo ser vistos a olho nu.Demoram de 15 a 20 dias para eclodir. Os grilos recém nascidos se parecem com pequenas formigas que invadiram o aquário. Os grilos filhotes são chamados de
ninfas. Essa fase vai desde o nascimento até amaturidade sexual. As ninfas são semelhantes aos adultos, porém menores. Elas passam por 5 a 7 trocas de exoesqueleto até se tornarem adultos. O exoesqueleto é rígido, e precisa ser trocado para permitir o desenvolvimento corporal. Sabemos que um grupo de grilos chegou a fase de
adulto quando começamos a ouvir o som dos machos “cantando” vindo de dentro da caixa.
De uma maneira geral, a fase adulta tem início aos 60 dias de vida, e com cerca de 90dias terminam o ciclo e morrem.

Cada fêmea coloca cerca de 100 ovos durante seu período reprodutivo.

Dimorfismo sexual

São características das fêmeas adultas:

possuem 3 longos tubos na região posterior. O tubo central é o ovopositor, com cercade 1,5cm de comprimento, o órgão com o qual ela introduz os ovos no solo.

possuem as asas completamente desenvolvidas e lisas

geralmente são maiores que os machos.

Não produzem som relevante.

São características dos machos adultos:

possuem apenas 2 tubos longos na região posterior. Não possuem ovopositor.

possuem as asas mais ásperas, com aspecto de amassadas.

geralmente são menores que as fêmeas.

emitem um som para atrair as fêmeas e delimitar um território.

Ninho, incubação e eclosão

A reprodução pode ser conseguida da seguinte maneira: coloca-se na caixa de criação,um pires com uma camada de cerca de 2cm de algodão hidrófilo embebido em água.É absolutamente necessário que esteja sempre úmido, porém jamais deverá ficar encharcado. As fêmeas farão a postura no algodão.Ao fim de oito dias, transporta-se o pedaço de algodão para outra caixa , onde atemperatura deverá ser constante, por volta de 30ºC.De 2 a 3 semanas depois deverá surgir um grande número de pequeninos grilinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário